quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lenora de Barros, "Não quero nem ver" na Casa da Ribeira

No dia 15 de julho a Casa da Riberira ( http://www.casadaribeira.com.br/) recebe Lenora de Barros, com sua exposição "Não quero nem ver"
a exposição será lançada as 20hs e terá apresentação de uma performance da artista.

Lenora de Barros(São Paulo, 1953). Vive e trabalha em São Paulo.


A artista possui uma obra que caminha entre as artes visuais e a poesia. Seus trabalhos, permeados por um humor fino, são marcadamente influenciados pela poesia concreta brasileira. Com grande experiência profissional na área do design gráfico, Lenora de Barros transfere também estes ensinamentos para seu trabalho no campo da arte.
http://www.cultura.gov.br/brasil_arte_contemporanea/?page_id=167

Entrevista Lenora de Barros


1 - O que é Poesia Visual para você?


Poesia Visual para mim é poder falar visualmente, transcender os limites da minha língua, das nossas línguas. Ver com a boca é falar com o olho.

2 - Quais foram e/ou são as suas fontes de inspiração, seus modelos (poetas ou movimentos artísticos) neste meio poético?

Minhas influências são várias: das vanguardas do início do século 20 à Poesia Concreta formulada pelo Grupo Noigandres, passando pelo Grupo Fluxus, Mondrian, futuristas russos, Dadaísmo, Oswald de Andrade, e.e.cummings, meu pai Geraldo de Barros, Lygia Clark, Marcel Duchamp, Yoko Ono, os Beatles, Caetano Veloso, Laurie Anderson, Antonio Dias, Hélio Oiticica.

3 - Porque você escolheu ou gosta de produzir Poesia Visual como um dos seus meios de expressão artística?

Eu amo as palavras. Elas me estimulam. Eu tenho paixão pelas imagens. Elas me excitam. Posso dizer que a Poesia Visual, para mim, foi um ponto de partida, "meu primeiro amor", e será, sempre, o núcleo central de desenvolvimento de todo meu trabalho.

4 - Desde quando você adotou a Poesia Visual como forma de expressão?

Tenho 47 anos, uma trajetória um pouco enviesada e, desde cedo, paixão por várias formas de linguagem. Iniciei minhas primeiras experiências com a palavra por volta de 1973, mas já nesse momento, influenciada pela Poesia Concreta, estava preocupada com o aspecto visual, sonoro, matérico dos signos, e de como ressaltar e expressar esses aspectos formalmente.

http://www.imediata.com/BVP/Lenora_de_Barros/index.html

Nenhum comentário: